17 de fevereiro de 2008

Ego Descoberto

17 fevereiro Escrito por Eliude Santos 14 comentários
Foi na busca da compreensão de meu próprio "ego" que descobri os ensinamentos de Carl Gustav Jung, um psiquiatra suíço que desenvolveu um estudo da integralidade da psiqué, classificando 16 tipos de personalidade que em maior ou menor grau se manifestam nas ações humanas. Submeti-me a um teste de personalidade e descobri que sou um ENTP (Extroverted iNtuitive Thinking Perceiving)
    ENTPs são conhecidos pelo seu gosto pela novidade e complexidade. Eles acreditam em sua habilidade de improvisar e sobrepujar quaisquer desafios que enfrentam. São altamente independentes, e valorizam a adaptabilidade e inovação. Eles podem estar vários passos à frente dos outros por encorajar e valorizar a mudança. Eles odeiam uma rotina não inspiradora e têm certa resistência a estruturas hierárquicas e burocráticas que não são muito funcionais. Eles precisam de liberdade para agir.
    ENTPs aproveitam as oportunidades, devido a sua habilidade de verem relações e conexões entre coisas aparentemente irrelacionáveis. A despeito de suas carreiras, ENTPs querem que seu trabalho seja prazeroso. Preferem receber sugestões a terem alguém lhes ditando regras e ordens. Além disso, ter seu trabalho reconhecido e aceito como uma contribuição única seria altamente gratificante a qualquer ENTP.
    ENTPs são incansáveis aprendizes. Quando o assunto de estudo lhes interessa, são capazes de encontrar significado em qualquer área de estudo. Conhecimento é importante para eles, mas podem sentir que não há necessidade de mostrarem isso a seus superiores, mestres ou professores; por isso, nem sempre tiram boas notas ou conceitos em testes e designações.
    ENTPs usam seu entusiasmo e energia para fazer com que outros se envolvam e forneçam o apoio que necessitam para atingir suas visões do futuro. Quando o assunto lhes interessa, são altamente argumentativos e lógicos. ENTPs reconhecem os alicerces lógicos no pensamento dos outros e constroem em cima disso para desenvolverem seu próprio sistema conceitual. Preferem discutir conceitos e idéias ao invés de fatos e acontecimentos. E também apreciam o estudo individual, onde podem se aprofundar numa área que lhes desperte maior interesse.
    ENTPs contribuem de modo positivo e gostam de inovar, são versáteis e empreendedores, e estão sempre em busca de um novo modo de fazer as coisas. Têm grande habilidade no desenvolvimento de novos projetos, mas quando iniciados, preferem que outros se encarreguem da continuação e manutenção dos mesmos. Sempre tomam iniciativa e inspiram outros a atingirem maiores graus de realização.
    Por priorizarem o conceito e a percepção, normalmente no primeiro encontro ENTPs saberão se relacionamentos sociais ou íntimos têm algum potencial verdadeiro. Até avaliarem todas as possibilidades, não darão o primeiro passo na direção de um relacionamento mais estreito. E, quando envolvidos, asseguram-se de manter toda a liberdade e independência que lhe for permitida.
    ENTPs estão longe de serem anjos. Por trás de sua aparência amistosa, extrovertida e, às vezes, deslocada há uma mente fria e racional faminta por atenção e reconhecimento. ENTPs se preocupam muito com o que os outros pensam a respeito deles, especialmente se "os outros" em questão são todos, menos os amigos mais próximos e a família.
    ENTPs estão sempre alerta ao que pode vir a acontecer e sempre percebem as possibilidades. Isso pode levar algumas pessoas a pensarem que são pessimistas, quando na verdade estão apenas expondo aspectos relevantes de uma situação difícil que encaram sempre como desafio e não como obstáculo intransponível. São das pessoas que melhor compreendem o mundo ao seu redor.
    ENTPs são mestres no planejamento para as mais diversas situações e afiados psicanalistas, capazes de prever exatamente como outros reagirão a determinada situação. Por isso, em debates, não se dão muito ao trabalho de ouvir, pois já sabem de antemão que argumentos o outro lado trará à mesa.
    Geralmente entusiásticos, ENTPs são aptos a desenvolverem interesse por praticamente tudo e, por isso, são fonte de inspiração para outros. O ENTP é o mais relutante de todos os tipos de personalidade a fazer as coisas de um modo pré-estabelecido. Eles entendem claramente as políticas das instituições e lidam muito bem com estas realidades, sempre buscando entender as pessoas dentro do sistema ao invés de julgá-las.
Certos conhecimentos na mão de pessoas incautas pode servir como desculpa para comportamentos contra os quais elas não querem lutar. No entanto, conhecer meu tipo de personalidade fez-me reconhecer características importantes que preciso trabalhar para tornar-me uma pessoa melhor.
Clique aqui e faça o Teste de Personalidade. É um teste sério, desenvolvido por psicólogos conceituados. Aprenda mais sobre o perfil de um ENTP na comunidade dos ENTPs no orkut. E, ao descobrir seu tipo de personalidade, busque a sua própria comunidade para saber mais informações a respeito do seu tipo de personalidade. Ao digitá-lo na ferramenta de buscas do Google, aprenderá mais a respeito de seu próprio "ego".

14 comentários:

  1. Jung é do caralho. Suias teorias sobre inconsciente coletivo são geniais!

    Vou fazer o teste sim.


    Minha primeira terapeuta era Junguiana e a gente tinha grandes papos sobre o cara.


    abraços

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu tamplate, dos assuntos, mas achei um pouco ruim as combinações de cores e seus contrastes, fica cansativo de ler!

    fica a dica.

    ResponderExcluir
  3. Cara, parei o teste na metade.

    Achei cansativo, muita pergunta. Talvez seja o sono chegando...


    Mas hora dessas refaço.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz o teste!! E deu certo!! Mas tenho certeza de que ninguém nunca vai conseguir o mesmo resultado que eu!! O meu tipo de personalidade é muito bom! Muito bom mesmo!!! rsrsrsr
    Bjinho, Liu!!

    ResponderExcluir
  5. Acredito que esse auto-conhecimento vem naturalmente,
    acho testes furados pois cada ser humano é unico, mesmo assim um belo tema.

    http://www.k4osss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Já conhecia os trabalhos do Carl Jung e também já havia feito o teste. Acho um absurdo que pensem que esse teste se compara a um desses testes furados de revista. Ele é o máximo! Muitos psicólogos e psiquiatras usam-no para ajudarem seus pacientes a ampliarem o conhecimento que tem de si mesmo e do modo como enxergam o mundo ao seu redor.
    Quem achou o teste cansativo ou furado é porque provavelmente não se deu ao trabalho de responder as perguntas ou ler os links. São somente umas poucas frases pra marcar qual delas se assemelha mais a você! E, a propósito, sou ENFP, o melhor tipo psicológico que existe! rs.

    ResponderExcluir
  7. Nossa... assim que eu tiver tempo farei o teste.


    Morrendo de medo do resultado! kkkkkkkk.

    Abraços

    www.jlouthings.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito Bom este post..
    O texto combinou perfeitamente com meu perfil...

    Adorei!

    ;D

    bjus

    ResponderExcluir
  9. Muito Bom este post..
    O texto combinou perfeitamente com meu perfil...

    Adorei!

    ;D

    bjus

    ResponderExcluir
  10. Olaa!!... puxa fiz o teste e deu tmem o mesmo perfil q o teu, sou ENTP tmem, dae li o post seu (prq esta traduzido eheh) e realmente cara arrepiou quando li, é exatamente o q sou aff... adorei muueento esse teste! Vai me ajudar muito!!!

    Falows abraços

    http://theunam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Vou ser sincero, o seu teste eu não li (apenas pequenas partes).
    Li apenas a introdução do texto, e o final.
    (não que eu esteja fazendo pouco caso de sua pessoa).

    Me interessei e fiz o teste.
    Meu, que coisa fantástica.
    O resultado falou TUDO sobre mim.
    Oo, que medo.
    Hehehehe.


    Abração.

    p.s.: eu resultado: ENFJ

    ResponderExcluir
  12. ESFJ acho que sou o tipo mais seguro, sensivel, controlador e popular de todos... tudo a ver comigo! amei esse teste.

    ResponderExcluir
  13. Hey... realmente,foi muito interessante o resultado,senti como se alguem tivesse me observado desde minha infância...e no final postasse um relato de como eu sou!Amei,Sou fã de Jung!!

    ResponderExcluir
  14. Eu tambem sou ENTP! e encontrei o teste de jung quando estava procurando me conhecer melhor, como voce falou. muito bacano saber mais sobre nos...

    ResponderExcluir

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e aproveite este espaço para registrar seus pensamentos sobre esta postagem.