23 de setembro de 2008

Filmes Que Recomendo: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA (2008)

23 setembro Escrito por Eliude Santos , 13 comentários

Ontem fui ao cinema para ver Ensaio Sobre a Cegueira (Blindness, 2008) do Fernando Meirelles. A adaptação de Ron McKellar do livro vencedor do Premio Nobel de Literatura do escritor português José Saramago é um tratado sobre a deprimente verdade que se esconde por trás das máscaras da moralidade, dignidade e propriedade que nós humanos costumamos vestir. A sensação que me acompanhou durante a projeção e no caminho para casa foi de contemplação e indigestão.
No filme, uma epidemia de "cegueira branca" (assim chamada porque todos os afetados conseguem somente enxergar algo que descrevem como uma espécie de superfície leitosa) tem início numa cidade não identificada, afetando personagens sem nome e acaba tomando proporções catastróficas. E toda essa destruição e degradação é testemunhada por uma única mulher que permanece durante todo o processo imune à tal doença.
Em harmonia com a poesia do branco perturbador, as palavras aveludadas do Velho da Venda Preta (Danny Glover) nos fazem enchergar além das máscaras das pessoas, máscaras que vão ruindo à medida que cresce a solidão causada pela falta dos parâmetros regulares... Achei belíssima a utilização da linguagem poética da narração em off tão massacrada pelos críticos.
A Julianne Moore está perfeita no papel de espectadora da degradação humana e não é a única que está muito bem em seu papel... Cada um dos atores contribui imensamente para o sucesso da narrativa. E nos assombramos com um retrato de uma sociedade sem escolhas e sem perspectivas que não dista muito dos rumos que estamos dando à nossa.
A fotografia e a montagem produzem um efeito belíssimo e igualmente poético que nos convida a experimentar sensações e interpretar cenas num branco pleno ou num breu sufocante.
Um filme belíssimo e perturbador.
O diretor, Fernando Meirelles, escreveu um diário da Produção do longa no blog "Diário de Blindness". Muito bem humorado e cheio de detalhes, o site é um presente para quem quiser saber um pouco mais sobre o filme: http://blogdeblindness.blogspot.com/
Assista o trailer:
::Ficha Técnica::
Blindness, Brasil/Canadá/Japão, 2008
»Diretor: Fernando Meirelles
»Roteirista: Don McKellar (adaptado do romance de José Saramago)
»Gênero: Drama
»Duração: 120 minutos
»Trilha Sonora: Marco Antônio Guimarães
»Fotografia: César Charlone
»Edição: Daniel Rezende
»Elenco: Julianne Moore (mulher do médico), Mark Ruffalo (médico), Alice Braga (mulher de óculos escuros), Yusuke Iseya (primeiro homem cego), Yoshino Kimura (mulher do primeiro homem cego), Don McKellar (ladrão), Mitchell Nye (menino), Danny Glover (homem com tapa-olho preto), Gael García Bernal (barman, rei da ala três), Sandra Oh (ministra da saúde)...

13 comentários:

  1. Liu, primeiramente digo que estou com saudades!! Te amo muito!!
    Não vi o filme, mas li o livro, é muito bom mesmo!! É muito interessante o que se torna o ser humano diante das próprias necessidades, né... No decorrer da histórias as pessoas vão se animalizando. Um dos melhores livros que já li!
    Bjinhos e Shalom!

    ResponderExcluir
  2. O filme não foge muito do livro e é excelente... se tiver a oportunidade de ir no cinema conferir, aproveite, porque vale a pena... Mas, obviamente, o livro é muito mais rico em detalhes, e nos deixa ainda mais assustados com a bestialidade que pode ser aflorada nos homens quando não têm mais ninguém olhando pra eles.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Estou olhando alguns blogs divulgados pelo orkut e cheguei até aqui. Parabéns pelo blog, é muito bom!
    Ah! Fiquei com vontade de ver o filme.
    Bom final de semana!
    Crica

    ResponderExcluir
  4. O chato foi que aqui na minha cidade ainda não estrei-o
    :S

    http://visaocontraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu não li livro ainda,alias,nem sabia que existia o tal livro até saber que Fernando Meirelles estava adaptando para as telonas .Mas como o pssar das noticias sobre o filme,fiquei com muita vontade d ler o livro,e obviamente ver o filme.

    Acho que até final da semana que vem eu vejo =D

    ResponderExcluir
  6. Sinistro esse trailer, eim. Agora eu fiquei com vontade de ver o filme - nunca tinha ouvido falar a repeito...


    parabéns pelo blog
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Vi seu blog numa comunidade do orkut...quando vi que tratava de cinema...rapidamente dei um pulo aqui.
    Muito boas suas postagens!
    SObre o filme Ensaio sobre a cegueira...tenho escutado ótimas recomendações...acho q vou dar um pulo no cinema hj!
    Gosto muito de cinema e de conversar sobre...bom saber que tenho uma ótima referência no blog!
    Obs: passo aqui depois pra comentar o filme...bju

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Crica, Dudu, Slim, Ana e Babi... espero que continuem acompanhando as postagens do blog, e voltem aqui pra dizer o que acharam do filme depois de assisti-lo.

    Aproveitem também para vasculhar os outros temas do blog.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  9. Achei o seu blog na comunidade do orkut, vim dar uma olhada. Li este post e realmente estou interessando em ver o filme ou ler o livro, ainda não sei. Na verdade eu sei, certamente vou ver o filme, mas gostaria de ler o livro antes disso. Enfim! é esperar para ver.
    Abraços e foi um prazer

    ResponderExcluir
  10. O filme é demais!! Não li o livro e nem vou ler, pois sei que o filme interromperá o meu processo de imaginação..rs

    bom blog

    ResponderExcluir
  11. e ai cara..respondendo sobre o template do meu blog, não vai ter como te ajudar não..mas é porque eu não posso mesmo..o template não fui eu quem criou,fui fuçanu a net até encontrar um que gostei..e nem te passar o nome do blog que peguei eu posso,porque sinceramente eu não me lembro onde foi..
    abraços..e sucesso..

    ResponderExcluir
  12. O filme é ótimo, mostra muitos lados da personalidade de cada pessoa, e como as pessoas são capazes de reagir dependendo das circunstâncias. Mostra como os sentimentos verdadeiros nos dão força e coragem e muitas vezes nos tornam imunes a muitas coisas ruins. Nos mostra que o amor verdadeiro é capaz de superar muitas coisas. Um filme belíssimo, com atores belíssimos, com um texto muito bom e muito bem desenvolvido.
    Gostaria de dizer que gostei muito de seus comentarios para o filme. não vou ler o livro já que vi o filme, ficaria sem graça.
    Apezar que adoro ler.
    Um beijo e desejos de sucesso, saúde e felicidade, afinal, você merece. de sua amiga Ana Paula Minetto Tokay

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas tenho grandes expectativas por ter lido o livro e, também, pelo filme ter algumas cenas que foram gravadas em São Paulo.

    ResponderExcluir

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e aproveite este espaço para registrar seus pensamentos sobre esta postagem.