10 de maio de 2009

Entrevista na MT - Tema: Cinema

10 maio Escrito por Eliude Santos Comente aqui
Chaplin, em O Ditador
Em 18 de julho de 2008, publiquei neste blog uma entrevista feita comigo na comunidade "Mormon Thought" (Orkut). Foram feitas perguntas acerca de minha vida pessoal, profissional e a respeito da minha visão de mundo. Como a entrevista ficou muito extensa, decidi separá-la por tópicos. Este trata de perguntas relacionadas ao cinema.
Ricardo Pergunta: "Quais filmes vc recomendaria para um aprendiz de cinéfilo como eu?"
Resposta: Na verdade, não escolhemos os filmes, são eles que nos escolhem. E isso porque as pessoas têm gostos muito distintos. Mas falarei o que eu considero lição de casa indispensável: dos filmes antigos, indicaria os do Charles Chaplin, do Luis Buñuel, do Ingmar Bergman, do Jean-Luc Godard e do Stanley Kubrick; de diretores recentes, indicaria os filmes do Darren Aronofsky, Charlie Kaufmann, Paul Haggis, Jean-Pierre Jeunet, M. Night Shyamalan, Paul Thomas Anderson, Tom Tykwer, Alejandro González Iñárritu, Lars von Trier, Pedro Almodóvar, Krzysztof Kieslowski, David Lynch, David Fincher, Fernando Meireles; dos mais populares, mas não por isso menos importantes, indicaria Steven Spielberg, Quentin Tarantino, James Cameron, Peter Jackson.
Ricardo Pergunta: "Tem como oferecer os títulos ao invés dos diretores?"
Resposta: Claro que tem. Mas, vale a pena ver todos os filmes de cada um dos diretores citados. Quando um diretor é bom de verdade, ele sabe escolher bem os roteiros que vai desenvolver e normalmente compõe trabalhos excelentes. Então, lá vai meu filme preferido de cada diretor: Chaplin: O Grande Ditador (1940) Buñuel: O Anjo Exterminador (1962) Bergman: O Sétimo Selo (1957) Godard: 'Je vous salue, Marie' (1985) Kubrick: Laranja Mecânica (1971) Darren Aronofsky: Fonte da Vida (2006) Charlie Kaufmann: Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004) Paul Haggis: Crash (2004) Jean-Pierre Jeunet: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) M. Night Shyamalan: A Vila (2004) Paul Thomas Anderson: Magnólia (1999) Tom Tykwer: Corra Lola, Corra (1998) Alejandro González Iñárritu: 21 Grams (2003) Lars von Trier: Dogville (2003) Pedro Almodóvar: Carne Trémula (1997) Krzysztof Kieslowski: A Trilogia das Cores (1994) David Lynch: O Homem Elefante (1980) David Fincher: Clube da Luta (1999) Steven Spielberg: A Lista de Schindler (1993) Quentin Tarantino: Kill Bill (2003-4) James Cameron: Titanic (1997) Peter Jackson: O Senhor dos Anéis (2001-3)
Fábio Pergunta: "Gostaria que vc fizesse um breve comentário sobre os seguintes filmes caso os tenha assistido:"
1. Laranja mecânica: Eu amo esse filme. Adoro o Kubrick (diretor) e acho que esse foi o melhor filme dele. Acho Laranja Mecânica extremamente original e perturbador. Adoro assistir filmes que me fazem pensar quando termino de ver. Tenho esse filme na minha DVDteca.
2. Blade Runner: Faz muito tempo que vi esse filme. Não lembro muito bem. Lembro somente que na época eu adorei o filme... Um outro filme que me remeteu a este foi A.I.
3. 2001 Uma Odisséia no Espaço: Adoro 2001. Acho fantástica a idéia de ter um computador rebelde tentando boicotar os humanos que dependem dele.
4. Twin Peaks: Adoro o David Lynch. Acho Eraserhead um filme fantástico, mas ainda não vi Twin Peaks.
5. Um Estranho no Ninho: Amo filmes com doentes mentais... hehehehe... e o Jack Nicholson é fantástico... e o filme ainda conta com a direção do Milos Forman (que dirigiu Hair e Amadeus -- musicais excelentes!)
6. Gênio Indomável: Filme fantástico... adoro filmes com gênios... hehehehe (Amei a sua seleção de filmes!!!)

0 pessoas comentaram:

Postar um comentário

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e aproveite este espaço para registrar seus pensamentos sobre esta postagem.